O que é o Processamento Auditivo (PA)?
Quando os ouvidos recebem algum som, este estímulo percorre as estruturas do sistema auditivo periférico até chegarem ao sistema auditivo nervoso central. Quando ouvimos para que possamos interpretar o som, é necessário que o estímulo percorra desde o tronco cerebral até os lobos temporais do córtex cerebral. E é através destas vias neurais que toda a informação recebida é processada, permitindo determinar a direção do som, identificar o tipo de som, diferenciá-lo dos ruídos de fundo e interpretar o som, a fim de atribuir-lhe algum significado.
O processamento auditivo central é formado por processos que necessitam de um bom funcionamento das estruturas do sistema nervoso central. Um simples distúrbio leva o indivíduo a não conseguir interpretar o som, já que essa interpretação depende das habilidades auditivas organizadas e estruturadas.
Como identificar?
Há tratamento?
O indivíduo que apresenta alterações do Processamento Auditivo geralmente apresenta dificuldades em compreender. Essa dificuldade em entender piora na presença de ruído competitivo, fala rápida e outras situações acústicas adversas. Apresenta dificuldade em executar instruções orais, o que acaba por interferir também na sua capacidade em aprender.
Principais Queixas:
“É distraído”
“Só ouve o que quer”
“Precisa de ser chamado várias vezes”
“Não gosta de estar em locais ruidosos, faz-lhe confusão!”
“Não compreende com facilidade e pede para repetir”
“Dificuldade em dar recados ou contar uma história”
“Confunde a ordem dos factos ou não compreendem
uma história ou anedota com duplo sentido”.
“Apresenta dificuldades na fala e articulação de alguns
fonemas”
“Não presta atenção à professora”
“Dificuldades na leitura e escrita”
“Tem dificuldade em pronunciar o /r/ e o /l/”
“Troca muito as letras na escrita”
“Não consegue entender correctamente os textos que
lêem”
Após o diagnóstico das alterações do Processamento Auditivo, através de uma bateria de testes específicos, proceder-se-á a elaboração do plano de Treino Auditivo
(TA).
O TA é um conjunto de estratégias utilizadas para desenvolver e/ou estimular as Habilidades Auditivas, as quais são necessárias para a compreensão da fala e dos estímulos sonoros que nos rodeiam.
O processo de Treinamento baseia-se na capacidade neuronal de modificar-se perante a estimulação (plasticidade neuronal), através de prática de determinada habilidade ou exposição frequente a um estímulo.
A Partir dos resultados da avaliação do PA, o plano do TA será elaborado, a fim de estimular as habilidades auditivas disfuncionais. Além disso, trabalha-se habilidades cognitivas como a atenção e a memória auditiva.
Neste plano estão normalmente integradas atividades para o desenvolvimento das habilidades linguísticas específicas, assim como estratégias metacognitivas e metalinguísticas. Além do trabalho terapêutico é adequado que sejam feitas propostas de modificações ambientais que tenham como objetivo promover uma melhor escuta.
Regina Silva – Terapêuta da Fala
Setembro 2016 – 1ª Edição