Terapia Ocupacional
O Terapeuta Ocupacional prepara o indivíduo para a execução de atividades que a pessoa necessita realizar e/ou considera importantes para dar sentido e significado à sua vida.
Estas atividades podem ter como objetivo cuidar de si próprio(a), desfrutar dos seus tempos de lazer e/ou contribuir para o desenvolvimento económico e social da sociedade.
Áreas de intervenção
- Desenvolvimento psicomotor;
- Integração sensorial;
- Independências nas actividades da vida diária;
- Auto-regulação;
- Problemas de atenção;
- Dificuldades de aprendizagem.
saúde (motora, cognitiva, emocional ou social) de pessoas de todas as idades, de bebés prematuros a pessoas idosas. O seu objetivo é facilitar e capacitar a realização das atividades do dia-a-dia que as mesmas deixaram de poder fazer por força de alguma condição clínica (motora, cognitiva, emocional ou social).
Essas condições podem estar presentes desde o nascimento, serem desenvolvidas com a idade ou resultarem de acidente, doença ou lesão.
Conhece alguém com estes sinais/ sintomas?
Venha falar connosco! Nós podemos ajudar!
A/O Terapeuta Ocupacional pode aplicar a sua abordagem em diversas áreas, como:
- Pediatria – atraso global no desenvolvimento psicomotor, dificuldades de aprendizagem,
dificuldades de processamento sensorial, hiperatividade e défice de atenção, deficiência
intelectual, síndrome de Down, Perturbação do Espetro do Autismo, Paralisia Cerebral,
entre outras. - Fisiatria: Lesões Músculo-Esqueléticas – sequelas de fraturas, artrite reumatoide, síndrome do túnel cárpico, artroses, tendinites, lombalgias e dorsalgias, fibromialgia, queimadura, entre outras.
- Lesões Neurológicas – Acidente Vascular Cerebral, Traumatismo Craniano Encefálico, Esclerose Múltipla, Lesões Vertebro-Medular, Doença de Parkinson, Demência de Alzheimer, entre outras.
- Psiquiatria e Saúde Mental – Perturbações de Humor, Perturbações do Comportamento Alimentar (Bulimia e Anorexia), Esquizofrenia, Perturbações de Personalidade, Depressão, Ansiedade, Perturbações do sono, entre outras.
O Terapeuta Ocupacional poderá ajudar através de várias intervenções que visam promover as seguintes competências no ser humano.
- Promoção da autonomia nas Atividades de Vida Diária (AVD’s): como a alimentação, higiene pessoal, vestir/despir, entre outras;
- Estimular a cognição: através de atividades de melhoramento da memória, resolução de problemas e atenção, por exemplo;
- Aumentar ou reabilitar as competências motoras: com o desenvolvimento da força muscular, amplitude de movimento, coordenação global, equilíbrio motricidade fina, destreza manual, entre outras;
- Estimulação sensorial;
- Adaptação do material e/ou ambiente: identificação de barreiras à mobilidade ou alterações necessárias em casa;
- Aconselhamento, conceção e treino de produtos de apoio;
- Promoção das competências psicossociais.
Terapeuta Ana Cunha Gomes