Terapia da fala

O Terapeuta da Fala é o profissional que avalia e intervém nas perturbações da comunicação, la linguagem oral, e da leitura e escrita, da articulação das palavras e da fluência da fala (gaguez).

Além destas áreas, também trabalha nos casos de alteração de voz, da mastigação, da deglutição e das funções orofaciais.

Áreas de Intervenção

  • Perturbações da Articulação;
  • Problemas de leitura e escrita (Dislexia, Disortografia);
  • Atrasos na aquisição e no desenvolvimento da linguagem (Autismo, Síndrome de Asperger, Síndrome de Down, Deficiência Mental, entre outras).
  • Gaguez;
  • Défice Auditivo;
  • Problemas de Deglutição;
  • Alterações da Motricidade Orofacial;
  • Afasias e Disartrias (sequelas por AVC);
  • Problemas vocais (alterações na voz).

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O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana, englobando não só todas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita mas também outras formas de comunicação não verbal.

Este intervém, ainda, ao nível da deglutição (passagem segura de alimentos e bebidas através da orofaringe de forma a garantir uma nutrição adequada). O Terapeuta da Fala avalia e intervém em indivíduos de todas as idades, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo geral otimizar as capacidades de comunicação e/ou deglutição do indivíduo, melhorando, assim, a sua qualidade de vida (ASHA, 2007).

A Terapia da Fala atua em todas as faixas etárias, desde o nacimento até a idade adulta.

Das principais dificuldades no desenvolvimento e manutenção da comunicação e linguagem, podemos relacionar algumas das situações em que o Terapeuta da Fala poderá atuar:

  • Perturbação da comunicação social e interação social – dificuldade ou ausência de comunicação com o outro. Pode ser observado em idades ainda abaixo dos 2 anos de idade.
  • Perturbação da linguagem – dificuldades persistentes muito aquém do esperado para a idade de aquisição e uso da linguagem falada devido a alterações na compreensão ou produção da linguagem. Pode também ocorrer nos adultos, sendo neste caso uma patologia adquirida, decorrente de uma lesão cerebral (AVC, tumores, traumatismos, entre outras), demências.
  • Perturbação da Fala – dificuldades persistentes que comprometam a inteligibilidade do discurso ou que comprometam a comunicação verbal oral. Trocas e omissões de determinados sons na fala são os exemplos mais comuns, podendo estar associados à diversas causas.
  • Perturbação específica da aprendizagem – dificuldades na leitura de palavras, compreensão do significado do que lê, quer da palavra, quer do texto no global. Dificuldades em soletrar e na composição escrita; na noção de número, cálculo e raciocínio matemático. Ocorrência de muitos erros ortográficos Além do esperado para o nível de escolaridade.
  • Perturbação da Fluência (Gaguez) – Alterações da fluência e do ritmo do discurso, que podem provocar ansiedade em comunicar com o outro. Surge durante o período precoce do desenvolvimento.
  • Perturbações da Voz: alterações relacionadas ao som da fala, alterações das pregas vocais ou do mecanismo de produção da voz. Caracterizada por alteração da qualidade da voz, dor, ardor ou cansaço ao falar.
  • Perturbações da Motricidade Orofacial – alterações nos músculos orofaciais e suas respetivas funções, com um impacto negativo tanto na saúde oral como na saúde global de cada indivíduo. Abrange desde a amamentação até ao processo natural de envelhecimento. Dificuldade na mastigação e deglutição de alimentos, podendo ou não estar relacionados com padrões respiratórios.

O Terapeuta da Fala desempenha um papel de elevada responsabilidade no que toca à prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento das perturbações relacionadas com a comunicação humana, linguagem (vertentes oral e escrita), fala, voz e alimentação.

O diagnóstico e a intervenção atempada são muitos importantes para obtenção de bons resultados terapêuticos. Além disso, a atuação multidisciplinar e o trabalho em conjunto com pais e outros intervenientes é fundamental no aprimoramento de
competências relacionadas à comunicação humana.

Terapeuta Joana Cunha
Terapeuta Regina Silva